Tempo de Restauração
Tempo de Restauração
Mensagem disponivel em CD.
“E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada. E os escribas
e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar. E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra.” (Lucas 6:6-10)
Todos os milagres que Jesus operou, tem sempre um objetivo. Ele nunca fez um milagre aleatório.
Jesus sempre estar preocupado com nossas necessidades, e estar sempre disposto a supri-las, mesmo que para isso tenha que se opor ao sistema religioso dominante e a falta de afeto divino das pessoas.
Introdução
Era sábado, um grande número de pessoas se dirigem para a sinagoga da cidade no povoado de Genesaré. O sacerdote à porta cumprimentava os nobres cavalheiros que ali chegavam para o culto, saudando-os com a típica saudação Judaica “SHALON ADONAI”. Ele cumprimenta a todos, exceto um homem cujo nome não se sabe, o qual tinha a mão direita mirrada.
Este homem desconhecido, sempre estava nos cultos naquela sinagoga, mas passava despercebido, ou fingiam que não o notavam, por causa de sua deficiência.
Mas em que implicava essa deficiência? Para nós ocidentais o fato de alguém ter a mão direita mirrada não implica em grandes perdas, mas para um oriental isso implicava em uma série de danos, os quais vamos ver agora.
1. Simbolismo da Mão direita
A mão direita dentro da cultura oriental era considerada a mão da honra, a mão do trabalho, a mão da prosperidade. Por inúmeras vezes vamos encontrar texto bíblicos tais como: “eu te sustento com a minha mão direita” “jogue a rede do lado direito” “disse aos que estavam à sua direita vindes benditos de meu pai” “e tendo sido recebido no céu assentou-se a direita de Deus”. Há uma predileção da parte de Deus pela mão direita, não que isso seja uma doutrina, mas indica uma posição de honra.
O fato de aquele homem ter a mão direita mirrada indica que ele era rejeitado, não tinha horam e não gozava de prosperidade plena.
2. Rejeição pela Família
Todas se assentavam a mesa pra comer e gozar da comunhão familiar, mas lá fundo em uma pequena mesa separada estava aquele homem isolado e solitário.
Por que?
Todas em volta da mesa metiam a MÂO DIREITA no prato e levavam a boca para comer. Isso não poderia ser feito pela mão esquerda. A mão esquerda era considerada imunda, indigna, por que sua utilidade era fazer o asseio após as necessidades fisiológicas. Ninguém queria comer junto com um homem que tinha a mão direita mirrada. Que triste imagem, um homem rejeitado pela própria família.
3. Rejeitado pela religião
Todos ao chegar à sinagoga eram recebidos pelo sacerdote, abraçados e saudados por ele com um aperto de mão. No meio daquela multidão lá estava aquele homem que não sabia o que era um abraço do seu líder e nem tão pouco uma saudação calorosa. Os religiosos o rejeitavam em nome de suas tradições e crenças. Mas fazer o que diante de tudo isso? Ficar no seu canto foi a única alternativa para aquele pobre homem.
Os escribas e fariseus estavam observando e nada fizeram para cura-lo. Pelo contrário estavam ali para criticar o que Jesus poderia fazer.
4. Sem vida econômica Social.
Por causa de deficiência, esse homem não podia trabalhar como uma pessoa comum, suas limitações físicas e seu isolamento da sociedade, privaram-no de ter uma vida economicamente ativa. Quem sabe algumas vezes ele passou privações financeiras e não pode supri-las. Esse homem vivia à margem daquilo que um dia ele havia sonhado, longe de uma vida prospera e realizada. Sem poder trabalhar, dependia da boa vontade alheia, e por muitas vezes foi humilhado pra conseguir o pão de cada dia.
5. Tempo de restauração
Se a história terminasse assim que triste não teria sido a vida daquele homem. Mas, para a felicidade dele, naquele sábado na sinagoga estava um homem que ia mudar a sua história.
Seu nome é Jesus, àquele que conhece nosso passado, nos ver no presente e projeta nosso futuro.
Jesus olhando em sua volta, fitando os olhos naquele rejeitado homem exclama: “Levanta-te, e fica em pé no meio”. Ele poderia ter chamado qualquer pessoa, quem sabe alguém que tivesse boa fama ou ilustre membro da sociedade Judaica, mas foi para aquele homem essas palavras. Jesus o tirou das sombras da rejeição e o coloca no EM PÉ NO MEIO, em lugar de destaque, de honra. O homem que dantes esquecido e desprezado agora estar no centro das atenções. Todos tem que olhar para ele, sua família, os religiosos, toda a sociedade que o rejeitava. Começava ali sua restauração.
A cura para a rejeição vem quando aquele homem fica de pé e vem para o meio. Ele poderia ter ficado no meio da multidão, queixando-se da vida dura que levava. Mas , não foi isso que ele fez, colocou-se de pé, ficou no lugar onde Jesus mandara.
Hoje Jesus diz para você fica de pé, te levanta, vem para meio, para lugar de destaque que eu tenho para você. Saia das sombras da rejeição fique debaixo dos holofotes da graça divina. Receba a cura para a deficiência da sua alma em achar e até mesmo constatar que alguns te rejeitam, seja restaurado pelo mestre do amor.
6. Aproveite seu tempo de restauração
Não tenha pressa de sair do lugar da benção. Após Jesus ter mandado aquele homem ficar de pé, dirigindo-se a multidão faz uma indagação: “Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar?”. Enquanto ouve um inicio de uma sorrateira discursão entre os espectadores na sinagoga, lá estava aquele homem da mão mirada de pé no meio da multidão. Creio eu que nesse momento todo o fardo da rejeição estar caindo, a mão mirrada era apenas um mero detalhe para aquele homem. Então, ele aproveita o tempo que tem e fica de pé na presença de Jesus, não teve pressa de sair e nem se importou com a discursão, o que era relevante para ele era estar debaixo da graça que podia cura-lo.
7. Mostre sua deficiência
Após esse tempo de expectativa, Jesus volta-se para aquele homem pede-lhe para estender a mão, mostrar o motivo de sua vergonha e rejeição. Quem sabe alguns de nós teríamos vergonha de nos expormos, afinal estamos cercados por pessoas assim como àquele homem, temos quem sabe alguma reputação para zelar, ou somos deveras orgulhosos demais para isso. No entanto num ato de fé e coragem, ele estende a mão mirrada, enquanto sua mão estava escondida ele era um rejeitado, mas quando a mesma foi estendida veio à restauração. A cura vem quando nos expomos, “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” Pv 28: 13 e deixamos Deus ver nossas deficiência e trata-las.
CONCLUSÃO
Você pode estar como àquele homem nas sombras da rejeição, mas os holofotes da graça estão sobre você, o mestre do amor e compreensão estar aqui, começa uma nova história na sua vida. Hoje é dia de restauração. Aleluia!!!!!